Login
   

APROFUNDAMENTOS SOBRE A NOSSA POBREZA...

 

         - a NosSa PoBrEZA - eXtrema maS Dignitosa...                        Porquê  a  nossa  extrema  pobreza ?

Das Meditações V.V. :

 

 

« MAS SE JESUS, NASCENDO NUM ESTÁBULO, SE FEZ POBRE, E DEPOIS EM TODA A SUA MISSÃO VIVEU DE ESMOLA (cfr Lc 8, 3), ENTÃO, QUE SIGNIFICA AQUELA FRASE BÍBLICA, QUE DIZ: « JAMAIS VI O JUSTO ABANDONADO, NEM SEUS FILHOS MENDIGAR O PÃO » ? ( cfr Sl 36, 25 )

 

    Nota Bem: minha cara e doce ovelhinha, a pobreza ou a miséria, isto é procurar ou mendigar o pão por si mesmo, não é um bem, porque por um alto sentido de Justiça todos o deveriam ter, e em abondância ! ( cfr Sl 131, 15 ; Pr 30, 7- 9 )

    Portanto também por isto o Filho de Deus se fez pobre, de modo que todos o pudessem ter, e em todos os sentidos ! Por isto explica o Apóstolo:

        

        « Jesus Cristo: sendo rico, se fez pobre por vós,

      para que (também) voçês pudessem enriquecer com a sua pobreza ! » (2 Cor 8,9)

  

 [ E confirma o Concílio:

 

      « Como Cristo realizou a obra da Redenção na Pobreza e na perseguição,

    assim a Igreja é Chamada a seguir pelo mesmo caminho para comunicar aos homens

    “ os frutos da Salvação ” ! » ( cfr Conc. Vat. II « Lumen Gentium cap I n°8b » )  ].

 

    Por isto também eu à imitação de Jesus Cristo, sendo rico, me fiz pobre, com os factos e na Verdade (compreendido do meu nome que aqui jamais revelei), para que também tu e outros pudessem enriquecer sempre mais através da minha extrema pobreza, pela qual deixei mesmo mais de um grande trabalho que nobilitava a minha pessoa, para dá-lo a mais pais de família que lhes faltava !, mesmo se agora eu devo viver de (uma humilhante) esmola, para ter mais tempo para Deus, ou para melhor dizer “todo o tempo para Deus, de modo que as coisas Divinas que não meditavas nem tu, nem outros, porque não tínheis o tempo para Deus, agora as medito eu, para explica-las depois (num modo fraterno) também a voçês !

    E ainda antes, para que tantas crianças dispersas pelo mundo, não morressem de fome e de frio, por causa do meu (ex ) super supérfluo, mesmo se agora o meu Espírito Menino (que quer imitar para o bem de todos, o Divino Menino) risca de ser morto pelos muitos insultos pungentes, como por exemplo : “ vai a trabalhar mandrião ! ”, sem saber porém que eu trabalho para o Pai Eterno, sim, por amor do Senhor, por amor de não fazer morrer eternamente nenhum compreendendo estes que insultam…, e para ajudar “em especial aqueles Espíritos Meninos privados do necessário, e sobretudo para fazer a todos ricos, e em todos os sentidos, e ainda mais pela Eternidade !

    # Sim, minha cara e doce ovelhinha, com toda a minha defeituosa humanidade a aperfeiçoar, sabe também que tudo este altruísmo que tu apenas escutaste, eu o tenho verdadeiramente no coração, e em Cristo Jesus, o quero ter sempre mais; e te digo tudo isto, não para ser admirado daqueles que não procuram a Vontade de Deus (cfr Mt 6, 1) isto é da minha esquerda da qual fala o Evangelho (cfr Mt 6, 3), esta, dificilmente conhecerá de mim o segredo das minhas boas obras (cfr Mt 6, 4) que eu cumpro no Nome do Senhor ( cfr Col 3,17 ), e isto o demonstra o facto, que neste Sagrados Documentos o meu nome permanece sempre em segredo, isto é jamais vem revelado, mas te faço saber isto, minha cara e doce - direita -, que procuras a Vontade de Deus ( cfr Mt 25, 31.. ), para que tu nesta leitura, possas “ ver ” tantas mais “ Obras Boas ” ( de modo a teres muita mais luz para enfrentar melhor os teus próximos passos para o alto da Vontade de Deus ) # , de maneira a poder render muito mais Glória a Deus, que a tal propósito me diz: « Assim resplenda a vossa luz diante dos homens, para quevejamas vossas “Boas Obras e rendam Glória ao vosso Pai que é nos Céus ». (Mt 5, 16 ) Amén !  

     Sim, minha cara e doce ovelhinha, assim quero ser para sempre ! Sempre mais altruista, como queria do mesmo modo que o fosses também tu e tantos outros, um pouco como aqueles dos quais está escrito:

     « ( E ) a sua grande alegria e a sua pobreza extrema transbordaram na riqueza da sua generosidade. Dou testemunho de que, segundo os seus meios e para além dos seus meios, com toda a espontaneidade e com viva insistência, nos rogaram a graça de tomar parte nesse serviço em proveito dos santos ! ». ( 2 Cor 8, 2 - 4 )

     Sim, minha cara e doce ovelhinha, assim necessita fazer, um pouco como aquelas mulheres piedosas das quais está escrito :

« Estavam com Ele (além d-) os Doze (também) algumas mulheres que haviam sito curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes, Susana e várias outras, que o serviam com seus bens ! » (cfr Lc 8, 2-3)  

         

          Ou melhor ainda como Jesus com os seus que sendo rico,

              se fez pobre em todos os sentidos para propor a todos a solução,

              isto é que se todos nos fizermos pobres (como Jesus) em todos os sentidos,     

      

              o tudo seria de todos, e o nada seria de nenhum,

              assim para esta Justiça, além de não existirem mais,

              nem discussões (de dar ou de ter), nem contesas, nem litígios,

              nem guerras causadas destes motivos de injustiça,

 

              existiria também e automaticamente de consequência:                              

         A Paz, o Amor e a Felicidade, e mais ainda a Vida Eterna e a Gloriosa Imortalidade !

              Para sempre, e de uma Eternidade a outra ! (cfr Eclo 39,20);  Uauuuhhh !

 

    Sim, minha cara e doce ovelhinha, por isto Jesus com os seus, sendo rico se fez pobre em todos os sentidos, para enriquecer a muitos com a sua extrema pobreza, isto é para propor a todos “a Solução” a custo de viver daquela humilhante esmola (cfr Eclo 4, 21), apesar de proclamar e doar a todos, aquela Ilimitada e Gloriosa Riqueza Eterna, com esta infantil mas Divina Verdade ! Amén !

    Portanto, entendestes minha cara e doce ovelhinha que significa « jamais vi o Justo abandonado, nem seus filhos mendigar o pão ? ». Sim ! Penso que entendestes, que a pobreza por si mesma, não é um bem, porque sozinha seria só estéril, mas penso que entendestes também, que só por essa, se vista como a palha que acolheu o Menino Jesus, e como o lenho seco que acolheu o Homem Jesus, é possível transformar tudo em bem, compreendido:

 

                    « o Humilde Filho do Homem, Pobremente Pregado »

                   « no Vigoroso Filho de Deus, Gloriosamente Ressuscitado ! ».

 

Portanto entendestes, minha cara e doce ovelhinha de desembaraçada inteligência e de sã curiosidade ? Certamente, dizendo isto, tu, mais confusa que persuadida, me poderias ainda dizer:

 

        « Mas então se Cristo se fez pobre, e depois viveu de esmola, que significa aquela frase de São Paulo que diz: “ Trabalhai com as vossas mãos, como vos ordenámos. Assim levareis vida honrada.. e não tereis necessidade de ninguém ? ” ». ( cfr 1Ts 4, 11-12 )

 

Certamente, minha cara e doce ovelhinha [ que esta frase é verdadeiramente mais que a dois gumes, porque penso que aqui, São Paulo, - além – de querer indicar às comunidades Cristãs, de não necessitar de nenhum daqueles tipos de pagãos que depois possam continuamente atirar-nos à cara as coisas, de modo que além de Deus, ninguém nos possa mais dizer: “Sem nós não podeis fazer nada”, dado que está também escrito: « Aprendi a bastar-me a mim mesmo com toda e qualquer situação » ( Fil 4, 11 B), e dado que a tal propósito destes tipos de pagãos (e não de outros - cfr At 11, 3 - 10),  explica também S.João o Evangelista quando diz : « Sem aceitar nada dos pagãos » (3Jo 7)  ], é também claro que aqui ( quando São Paulo diz : « Assim.. não tereis necessidade de ninguém » ( cfr 1Ts 4, 11-12 ), ele se refere mais à comunidade de leigos que àquelas de totais consagrados, e seguramente disse-o também para evitar em ambos os casos, de fazer crescer comunidades de mandriões indecorosos que possam pesar sobre as costas de todos porque não querem fazer nada, nem trabalho de Meditação, nem trabalho de Evangelização, nem trabalho manual ou qualquer coisa de bom, para a necessária edificação do próximo e sobretudo pela Glória de Deus; de outro modo seria uma insensateza pensar diversamente, isto é “pensar de não ter necessidade de ninguém”,  dado que o proprio São Paulo depois explica: « “Aceitei deles o necessário para viver”, com o fim de vos servir. E encontrando-me convosco mesmo “sendo necessitado”, não fui de peso a ninguém, porque à minha necessidade proviram os irmãos chegados da Macedónia ». (cfr 2Cor 11, 7-9)

    Portanto aqui São Paulo, mais que dizer: « Assim.. não tereis necessidade de ninguém » (cfr 1Ts 4, 11-12), queria significar “com o fim de não ser de peso a  ninguém” como de facto ele mesmo continuando explica: « Em todas as circunstâncias fiz o possível para não ser de peso e assim farei de futuro » (2Cor 11, 9 C ).

     Portanto minha cara e doce ovelhinha, entendentes que coisa significa: ser na humilhante necessitade, em especial quando um o faz com o fim de servir os outros, que talvez não compreendem tais posições ?

     Se ainda não o tivesses entendido bem, agora te o faço explicar ainda, de um meu carissimo  amigo, que  se  chama Santo Agostinho,  o qual a  tal  propósito..  diz:

          « E’ justo receber o necessário para viver, e é “Sinal de Caridade” oferece-lo !

          Não quase que o Evangelo seja produto para vender, … Recebam também do povo

          o necessário ao mantenimento, mas a verdadeira recompensa para o seu serviço,

          a esperam do Senhor. O povo de facto jamais será em grau de recompensar

          adequadamente, aqueles que o servem por amor do Evangelho ! ».

                                                                         

                               ( cfr Of. d. Leit. Terç. 24° sem. T.O. 2° Leit. – Santo Agostinho Bispo )

 

Por isso entendestes, minha cara e doce ovelhinha de desembaraçada inteligência e de sã curiosidade, que significa esta frase bíblica que diz: « Jesus Cristo: sendo rico, se fez pobre por vós, para que (também ) voçês pudessem enriquecer com a sua pobreza ? ». ( cfr 2 Cor  8,  9 )

   

            «  Deus, se fez homem, “ pequeno e pobre ”, de modo que também

              o homem  que  se  faz  “ pequeno e pobre ”,  se torne  Deus ! » 

                                                                                       

                                                      ( F.V. ) .  ( cfr Of. d. Leit.4 Janeiro - 2° Leit. m.f. )

 

      « Entendi, entendi ! Está aqui o tesouro*: Se imito verdadeiramente este Menino, do estábulo até à Árvore.. , um dia me torno também eu uma Estrela, mas antes devo começar do estábulo da pobreza… um pouco como o boi, que para comer, mais cedo ou mais tarde deverá abaixar os cornos do orgulho na manjedoura da vida, de outro modo morrerá ! ».

 

« OBRIGADO  MARIA,  OBRIGADO  IRMÃO, OBRIGADO JESUS ». « GLÓRIA A DEUS »  AMÉN ! »

 

 

 

#…#  cfr  (  pag. 130 G )

Copyright (c) 2000-2015