CARISMA SEGUNDO UM BISPO da AMERICA ...
Da Lupa V.V… :
CAPÍTULO B - O nosSo Carisma –
A Comunidade dos Pequenos Frades e Irmãs de Jesus e Maria, denominada em Associação << Volantini Verdi >>, se dedica – como dizia um Bispo da América … - “ parte à Oração e à Contemplação de Deus, retirados do mundo ( cfr F.F. 136 .. ), e parte à vida activa, evangelizando ao sopro do Espírito Santo. Ajudam ( também ) periodicamente as famílias ensinando-as a recitar o Santo Rosário ( Meditado ), evangelizando através de folhetos, falando de Deus e da Santa Igreja Católica, que é a única “ Navezinha Espacial ” para andar directamente ao Céu através dos Sacramentos, da Missa Dominical, do amar e ajudar o próximo ( mais ou menos são estas as suas experiências ) … sem fins lucrativos, não aceitam portanto dinheiro, porque vivem confiando totalmente na Providência de Deus, aceitando ajudas materiais dos benfeitores. Quando viajam, vão a dois ou a três, para anunciar a Boa Nova às ovelhas perdidas de Israel ”.
Sim, como aqui disse este inspirado e Excelente Bispo, a maior particularidade do nosso Carisma de acção é aquele de andar de aldeia em aldeia de total Providência – sem levar nada connosco – nem pão, nem água, nem alforje, nem sandálias sobresselentes, nem dinheiro, nem etc.. etc.. como nos ensinou Nosso Senhor no Evangelho, de modo que quando temos necessidade de seja o que for, mesmo que seja a mais pequena coisa, a devemos pedir, e entre uma rejeição ou um acolhimento – se acaba por falar quase sempre do Senhor, da Igreja e do “ Conhecimento da Salvação que está na Remissão dos Pecados ” ( cfr Lc 1, 77 ), e um dos lugar privilegiados para que tal aconteça é o interior dos carros das ovelhas perdidas, que nos dão boleia ao encontrar-nos por estrada; depois do saúdo “ Paz a este carro e a quem está dentro,” as pessoas, depois de se terem regozijado, um pouco como S. Isabel visitada de Maria ( porque de há muito que não lhes vem proposta a Paz com as palavras e com a vida ), exultam de alegria e começam a fazer perguntas, sobre quem somos, se somos reconhecidos, e porque é que Deus faz isto ou aquilo etc.. etc.., e frequentemente à diferença de S. Isabel, falam mal da Igreja, dos Padres, às vezes dos Bispos ou até mesmo às vezes do Papa, isto porque como diz Jesus “ não sabem aquilo que fazem ”, mas o facto está que, depois de ter-lhes falado segundo a nossa simples formação V.V. ( cfr Cap VIII°… del Reg. Int. ), fundada sobre a vida concreta do Evangelho, estes, todos, digo todos excepto qualquer caso raro, mudam a expressão do rosto, e de uma fase acusadora, passam a uma fase de escuta; como por exemplo um que ao início da boleia falava mal de um Bispo, e chegando a uma portagem – depois do diálogo que teve connosco – o defendia daquele que trabalhava nas registradoras da portagem da auto-estrada. Para não falar ainda de uma das coisas mais importantes, isto é, que “ muitíssimas ” destas pessoas “ nos prometem que se andarão a Confessar ” com um Sacerdote Católico e que se esforçarão de andar todos os Domingos à S. Missa… e se a alguém estas palavras lhe parecem tagarelice, então que venha connosco, ou mande alguém de sua confiança connosco e, se abrir o seu coração, compreenderá o porquê de tantas rapidíssimas conversões; talvez o Senhor lhe poderá fazer compreender que também está escrito :
<< Tenho mais discernimento dos anciãos porque “ observo ” os teus preceitos >> ( Sl 118, 100 ) .
Portanto, isto um pouco por quanto se refere à nossa evangelização; mas ainda antes, por quanto diz respeito um pouco ao nosso estilo de Contemplação, com frequência ou quase sempre, para não dizer sempre, colocamos diante da porta de entrada, seja das habitações masculinas, que femininas, e seja das habitações do Cenáculo interno V.V., pobres cartazes externos, os quais indicam que os lugares onde estamos, são lugares de estreitíssima clausura e, por quanto possível, intransponíveis !, onde estará escrito quanto segue … isto é :
“ Por Amor de Jesus e Maria , não tocate à campainha nem nos distraiais da Oração e do Silêncio... retiramo-nos aqui também pela vossa Salvação.… Se alguém de vós sentisse a necessidade de conversar connosco ou quisesse dar-nos mantimentos …, pode fazê-lo, mas no tempo da S. Missa , um pouco antes ou um pouco depois ! ”
N.B. A proibição vale para todos; excepto para o Bispo, ou para um seu ou nosso delegado, sem excluir quem tem uma urgente necessidade, em especial nas urgências Espirituais… -- P.S. Quem transgride esta proibição é convidado a controlar o Salmo [31],9 !, e o resto o compreenderá sozinho … Obrigado … !
Portanto, o nosso Carisma não é só aquele de ser como os Carmelitas, ou como os Padres Diocesanos, que justamente são quase sempre fixos numa vilazinha ou numa cidade, um pouco como os primeiros Discípulos em Jerusalém no piso superior da Oração.. e do Silêncio.. , para receber com abundância o Espírito Santo, mas é também aquele de andar pelo mundo inteiro - como nos disse imperativamente Jesus : << Ide “ por todo o mundo” e proclamai o Evangelho a toda a criatura. Aquele que crer e for Baptizado será salvo; o que não crer será condenado >> ( Mc 16, 15-16 ), a expiar os seus pecados ! E ainda : << Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a “observar” -tudo- aquilo que vos ordenei ! >> ( Mt 28, 19–20 ).
E ninguém – até quando ensinamos a Verdade segundo as normas Católicas – nos poderá impedir de obedecer a Deus segundo a nossa chamada, seja quem for, porque assim diz o Senhor ( que é o Superior de todos ) : << E aquele que acolhe uma só destas crianças em meu nome, é a mim que acolhe. Quem em vez disso escandaliza um só destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria que se lhe pendurasse ao pescoço uma pesada mó de azenha e que fosse percipitado nas profundezas do mar ! >> ( Mt 18, 5 - 6 ) . Portanto…
- O NOSSO CARISMA – seja principalmente aquele de retirar-se frequentemente em lugares o mais silenciosos possíveis, como fazia Jesus “com frequência” ( cfr Jo 18, 2 ) no horto das oliveiras, onde via, comprendia e aceitava a Vontade do Pai; e seja também aquele de viajar, de vila em vila, ou de cidade em cidade, para explicar a tantas ovelhas perdidas o sentido das Escrituras num modo simples, como o fez Jesus com os Discípulos de Emaús, até conduzir-lhes à Divina Ceia do Banquete Eucarístico. E ninguém me venha a dizer que para fazer isto é necessário licenciar-se ou diplomar-se, porque assim diz o Senhor :
<< Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos >> ( Mt 11, 25 ) .
Certo, uma simples formação - é necessária ( cfr Eclo 51, 23 – 27 ), dado que também os Apóstolos estiveram ao encalce de Jesus, mas não exagerada, que desemboque na complicadeza ou até mesmo na esterilidade, porque se o Senhor vem e nos encontra sem frutos, como diz S. António de Pádua, “ nos amaldiçoará como o fez àquela figueira que encontrou toda cheia de folhas mas sem qualquer fruto,” isto é tudo palavras mas nada de factos ! Portanto o nosso Carisma se desenvolva “ sobretudo ” através - da simplicidade -, se queremos ter e dar uma “ visão clara ” e frutuosa do misterioso Reino de Deus ! Este discurso vale para os não clérigos, mas também para os clérigos !
Portanto, recapitulando, este é o nosso Carisma, contemplativos como Jesus no Getsêmani e activos como Jesus no caminho de Emaús, e professores – simples - como a Mamã de Jesus, que ensina a meditar a História da Salvação através do S. Rosário Meditado, ou melhor ainda, como Maria – com o Exemplo de vida, que concebeu e partoriu – ensinando - toda a Palavra de Deus recapitulada em Cristo, dado que assim diz o Senhor : << Quem portanto transgredirá um só destes preceitos, mesmo que mínimos, e ensinará aos homens a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus. Quem ao contrário os observará e os ensinará aos homens, será considerado Grande no Reino dos Céus ! >> ( Mt 5, 19 ). Amén !
O nosso Carisma portanto, não é só tanto quanto aquele de ser o Coração no Corpo de Cristo que é a Igreja, como S. Teresinha de Lisieux, que justamente se meteu ao centro do Corpo segundo a sua simples chamada, mas para ser ainda mais precisos, é aquele de ser “ o Sangue ”, que circula em todas as células do Corpo, para dar vida a cada Membro, como o Espírito que dá a vida, que não se sabe de onde vem nem para onde vai, mas quando vem faz ouvir a sua límpida voz, e da terra nasce a vida, os pobres são encantados, os dons chegam, os corações se iluminam, a consolação resplandece perfeitamente, as almas se suavizam, o alívio chega, a fatiga vem aligeirida, o sofrimento coberto ao abrigo da alegria, e o choro vem consulado, recebendo o conforto da futura Ressurreição !...
Esta deve ser a Luz Felicíssima que entrará no coração de cada pessoa que nos escutará, se pregamos bem… segundo a nossa formação V.V., que consiste também em enriquecer-nos de outros testemunhos escutados ao longo das viagens, para depois os usar noutros lugares segundo a necessidade, como o fazia Jesus contando as parábolas ou histórias de personagens que regressavam à Casa do Pai que è a Igreja, assim também nós com esta simples pedagogia real, como Jesus, podemos reenviar as almas à Casa do Pai, e nos braços do Pai que são os tantos Sacerdotes do mundo, através dos quais receberão o abraço do perdão, e de perdidos que eram serão reencontrados e de mortos que eram pelo pecado ( cfr Ef 2, 5A ), tornarão em vida, e não só por meio dos Braços, mas em especial através do Sangue, que se não circula bem no Corpo, o Braço não se move e a boca não pode pronunciar a Absolvição, por isto Jesus diz : << Que coisa é mais fácil dizer : Teus pecados estão perdoados, ou: Levanta-te e caminha ? >> ( Lc 5, 23 ). Seguramente que é muito mais difícil encaminhar uma alma à Confissão, que dizer “ e eu te Absolvo dos teus pecados…,” mas é também verdade que o Sangue sem os Braços não poderia circular, e nem os Braços sem o Sangue poderiam viver ! Portanto “ que venha respeitada ” << a Unidade na Diversidade >> dado que a propósito de Carismas, assim diz o Apóstolo : << Há diversidade de Carismas, mas um só é o Espírito; diversidade de ministérios, mas um só é o Senhor; diversos modos de acção, mas um só é Deus que realiza tudo em todos ! >> ( 1 Cor 12, 4 – 6 ), e ainda: << Com efeito, o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo ! >> ( 1 Cor 12, 12 – 13 ).
O nosSo Carisma EM paLAVRAS poBReS é estE : através do exemplo de Maria, de todos os Santos e – particularmente através daquele de 4 Santos ( cfr Pag 4 A - 5… do Reg. Int.), se propõe de conduzir-nos até alcançar a Perfeição do nosso Pai Celestial que resplende em Cristo seu Filho, nosso Modelo por Excelência, que não era só Contemplativo, ou só Activo; mas as duas coisas em conjunto;
que não era só Manso e Humilde de coração, mas também falava com Autoridade,
que não falava só de Salvação, mas também de Condenação,
que não falava só do Paraíso, mas também do inferno,
que não falava só de Bem-aventuranças, mas também de maldições,
que não somente curava, ou fazia Milagres, mas enviava as almas aos Sacerdotes,
que não è morto em Cruz sobre um Altar do Egipto, mas sobre um Altar Romano,
que não è somente morto, mas é sobretudo Ressuscitado da morte, e
que não se fazia deter das mulheres, porque ao Céu não tinha ainda subido !...
Sim, este é o nosso Carisma por Eminência: “ imitar Cristo ”, “ Palavra de Deus encarnada ” ou para ser mais claros “ Palavra de Deus Praticada,” – toda - !, como disse Jesus : << Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações.. ensinando-os a observar - tudo – aquilo que vos ordenei ! >> ( Mt 28, 19 - 20 ).
Sim, tudo aquilo que nos ordenou devemos em primeiro lugar esforçar-nos de fazer e depois de ensinar, em especial desde o Anúncio do Anjo até à nuvenzinha que fez Ascender Jesus ao Céu, assim seja o nosso Carisma ao sopro do Espírito, o vento sopra e a nuvenzinha vai, a portar a água do Espírito à terra árida dos bons corações, sedentos de Verdade, e nenhuma regra deste mundo poderá impedir as nuvenzinhas de mover-se segundo o Espírito de Verdade descrito claramente na Regra do S. Evangelho; porque assim diz o Senhor : << De toda a palavra infundada os homens darão contas no Dia do Julgamento. Porque em base às tuas palavras serás justificado e em base às tuas palavras serás condenado ! >> ( Mt 12, 36 – 37 )
E não só… se isto não bastasse : << O Cardeal João de S. Paulo Bispo de Sabina, pessoa digna de veneração, amante de toda a Santidade e sustento – dos pobres de Cristo-, inflamado do Espírito Santo de Deus, disse ao Sumo Pontífice e aos seus Cardeais :
“Este pobre, em realidade, só nos pede que lhe venha aprovada uma forma de Vida Evangélica. Se portanto repelimos o seu pedido, como demasiado difícil e estranho, estejamos atentos que não nos aconteça de fazer injuria ao Evangelho. Se de facto um dissesse que no observar a Perfeição Evangélica e que no voto de praticá-la está qualquer coisa de estranho ou de irracional ou então de impossível, torna-se réu de blasfêmia contra o Evangelho ! ” ( cfr Mc 3, 28-29 ). Colocado diante destas razões, o Sucessor de Pedro dirigiu-se ao pobre de Cristo dizendo-lhe : “ Reza a Cristo, ó filho, de modo que através de ti nos mostre a Sua Vontade ! ” >> ( F.F. 1062 ).
Em palavras pobres, se o Senhor nos criou como plantas de uva, ninguém nos pode pedir insistentemente de produzir as castanhas espinhosas, ou os figos secos !, por esta razão depois faltam tantas vocações como com efeito também está escrito : << A figueira não dará fruto, e não haverão frutos as vinhas. Decepcionará o produto da oliveira, e os campos não darão de comer, as ovelhas desaparecerão do aprisco e não haverá gado nos estábulos....>> ( cfr Hab 3, 15 – 19 ).
Pedir-nos diversamente significaria que o Senhor quer o vinho noutra parte antes que se gaste, ou mesmo antes que se transforme em vinagre, dado que alí não se pode produzir nem mesmo uvas !, por isso diz o Senhor ( o mestre por excelência - através do mestre-sala - àquele que se casa com o seu justo Carisma de vida ) : << “ Todos servem ao princípio o vinho bom e, quando estão um pouco embriagados, aquele menos bom. Tu ao contrário guardastes o vinho bom até agora ! ” Assim Jesus deu início aos seus milagres …e os seus Discípulos creram Nele. Depois disso, desceram a Cafarnaum, ele, sua Mãe.. e seus Discípulos, e alí ficaram.. ! ” >> ( cfr Jo 2, 10 – 12 ).
Assim, do mesmo modo, também nós, depois de estabelecidos os acordos para fazer respeitar o nosso Carisma ( que é também aquele das - Missões Marianas – como descrito nesta lupa ), descemos nas dioceses deste mundo onde o Senhor nos quiser enxertados, ou mais tecnicamente ( para os Sacerdotes ) << encardinados >>, segundo as justas normas do Direito Canônico, a recapitular sempre na vida de Cristo !, e naquela dos seus Santos ! Amén !
Portanto este o Carisma que o Senhor nos pede de desenvolver “ sempre ” em “ obediência ” à nossa Santa Mãe Igreja Católica Apostólica e Romana de Rito Latino. Para uma mais Grande Glória de Deus e para a Salvação do maior número de almas possível, “ Meta e Coroa Eterna ” , da nossa Fé ( cfr 1 Pd 1, 9 ). Amén !
Por isso, não somente pobres em espírito, mas também pobres em substância, e até ao ponto que jamais a alguma coisa devemos chamar : nossa ( cfr F.F. 645; 1689 ),* porque assim diz o Senhor : << Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo >> ( Lc 14, 33 ), e dirigindo-se ainda aos seus Discípulos disse : << Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso è o Reino de Deus …! >> ( Lc 6, 20 ). Amén !
P.S. em poucas, poucas palavras, o coração do nosso carisma por Excelência, é em breve aquilo que nesta página podes ver colorado a vermelho. Sim a vermelho, como a cor do Sangue de Jesus, que doa a vida por onde quer que passe, se se aceita e se - se reconhece – aquilo que este verdadeiramente doa ! Amén !
Quem pode entender entenda – diz aqui aquele que escreve –. Amén !