|
O NOSSO CARISMA V.V. ...
Este, em simplicidade e em breve, é o nosso Carisma, a partir das nossas Constituições V.V. ( ou seja, do Texto Jurídico Eclesial, adiante ) …

CARISMA V.V. do Texto Jurídico Eclesial
Segundo as normas do Código do Direito Canônico
CARISMA
1,6 O CORAÇÃO DO NOSSO CARISMA é incentivar as pessoas à frequência da vida sacramental ou em direcção a uma mais intensa partecipação a essa. Para alcançar tal objectivo, dedicamo-nos assiduamente seja à oração bíblica, aprofundida no silêncio contemplativo ( o mais retirados possível do mundo ), e seja à vida activa de um apostolado de evangelização.
1,7 O NOSSO CARISMA SE CONCRETIZA, perculiarmente andando pelas estradas em simplicidade e pobreza, à imitação de Cristo, que pelas estradas explicava o sentido das Escrituras aos discípulos de Emaus, reconduzendo-los àquele banquete Eucarístico, no qual se abrem os seus olhos ao partir do pão (cfr Lc 24,31-32; LG 48).
ESPIRITUALIDADE
1,8 A NOSSA ESPIRITUALIDADE PRIMARIAMENTE CONTEMPLATIVA, funda-se em primeiro lugar no exemplo de Jesus no Jardim das Oliveiras, onde Ele rezava intensamente ao Pai para cumprir a vontade de Deus (cfr Lc 22, 39-43), e em segundo lugar se refaz a Maria, irmã de Marta, que escutando Jesus, mostrou-nos o primado da escuta, afirmado do próprio Cristo (cfr Lc 10, 41-42).
1,9 A NOSSA É TAMBÉM UMA ESPIRITUALIDADE ITINERANTE ACTIVA, que vê Jesus, o qual vai de aldeia em aldeia (cfr Mt 9,35; Mc 6,6) e envia os discípulos a pregar o Evangelho a todas as creaturas (cfr Mc 16, 15-16.20), andando particularmente pelas estradas com sobriedade (cfr Mt 10, 7-10), simplicidade (cfr Mt 10, 16) e competência (cfr 1Cor 13,11; 14, 20). CORAÇÃO DO NOSSO CARISMA é incentivar as pessoas à frequência da vida sacramental ou em direcção a uma mais intensa partecipação a essa. Para alcançar tal objectivo, dedicamo-nos assiduamente seja à oração bíblica, aprofundida no silêncio contemplativo ( o mais retirados possível do mundo ), e seja à vida activa de um apostolado de evangelização.
O NOSSO MOTE
1,12 O nosso mote carismático, em síntese, é o seguinte: « Pelas estradas, pregai o Evangelho ! » .
|